Você está em Material de apoio > Verbos

Phrasal Verbs - Verbos Frasais (continuação)

Verbos Preposicionados - Prepositional Verbs

Verbo + Preposição: listen to; look at; believe in; talk about; wait for, etc.

Como ocorre no português, muitos verbos em inglês são, com regularidade, acompanhados por preposições, isto é, exigem uma preposição. Esses verbos são chamados de prepositional verbs (verbos preposicionados) e sempre requerem objeto direto após a preposição. Trazendo exemplos do português, temos o caso do verbo gostar, que precisa da preposição de. Ou do verbo depender, que também precisa da preposição de.

Vejamos alguns exemplos em inglês de verbos preposicionados:

To depend (depender), que precisa da preposição on.
To dream (sonhar), que precisa da preposição of ou about.
O verbo to look (olhar), que precisa da preposição at.

O verbo preposicionado, por sua própria natureza, não muda de significado. Como vimos acima, o verbo to look at significa olhar. Porém se removermos a sua preposição característica, que é at, e a substituirmos por after, nós teremos o phrasal verb to look after que significa tomar conta de.
Deste modo, percebemos que a simples utilização de uma preposição depois de um verbo não o torna, necessariamente, um phrasal verb. Mais exemplos:

You never listen to me! (Não: You never listen me!)

I believe in God. (Não: I believe God.)

Características

1. Os prepositional verbs podem ser transitivos ou intransitivos e são obrigatoriamente inseparáveis, ou seja, o objeto direto não pode ser colocado entre o verbo e a preposição. Por exemplo:

Did you talk about me? (Não: Did you talk me about?)

2. Quando um verbo com preposição for usado, o substantivo ou pronome será colocado depois da preposição, exceto na orações interrogativas ("What are you looking at?") ou relativas ("This is the man that I was talking to.").

Exemplos: Look at those children. = Look at them.

3. O significado do verbo com preposição coincide, em muitos casos, com aquele do verbo de forma isolado. Os verbos to pay e to pay for significam pagar. A preposição serve para introduzir o complemento, não agrega nenhum significado novo ao verbo.

Exemplos: Pay for e Pay
A: How much did you pay for that shirt? (Quanto você pagou por esta camisa?)
B: I paid 100 reais. (Paguei 100 reais.)

Listen to e Listen
I like listening to music. (Gosto de ouvir música.)
Martin should apply for that job. He has the necessary qualifications. (Martin deveria concorrer àquele emprego. Ele possui as qualificações necessárias.)

Observação: não utilizamos preposições quando não há objeto.
Exemplo: Listen! (E não: Listen to!)

- É gramaticalmente correto incluir um advérbio entre o verbo e a preposição:

I'll look carefully after the children.

Diferenças entre Phrasal Verbs e Prepositional Verbs

1. A principal diferença entre phrasal verbs e prepositional verbs se dá no plano sintático: quando transitivos, os phrasal verbs exigem a colocação do objeto entre o verbo e a partícula (advérbio ou preposição) sempre que o objeto for um pronome, ao passo que os prepositional verbs não permitem a colocação do objeto entre o verbo e a preposição. Observe os exemplos:

Phrasal Verb: They called up Tedd. = They called Tedd up. = They called him up. (Eles telefonaram para o Tedd / ele.)

Logo, os Phrasal verbs transitivos são considerados verbos SEPARÁVEIS.


Veja a LISTA DE PHRASAL VERBS SEPARÁVEIS

Prepositional Verb: They called on Tedd. = They called on him. (Eles visitaram o Tedd. / Eles o visitaram.)
Logo, os prepositional verbs são considerados verbos INSEPARÁVEIS.

2. Quanto ao plano semântico, o significado dos prepositional verbs pode, muitas vezes, ser deduzido a partir das partes que o compõem. O significado dos phrasal verbs, no entanto, dificilmente pode ser deduzido dessa mesma maneira. Ex.: give = dar; give up = desistir, "largar de mão". Sendo assim, para entender o significado dos phrasal verbs, é bom analisar o contexto em que ele está sendo usado.

3. Na pronúncia também ocorre uma diferença importante. Nos phrasal verbs a sílaba tônica recai sobre a partícula, enquanto que nos prepositional verbs a sílaba tônica recai sobre o verbo.

Phrasal Verbs: I'll put 'ON my trousers. (Vou vestir minhas calças.)

Prepositional Verbs: Jack 'LOOKED for his name on the list but he couldn't find it. (Jack procurou pelo nome dele na lista, mas não conseguiu encontrá-lo.)

       

Como referenciar: "Phrasal Verbs - Verbos Frasais (continuação)" em Só Língua Inglesa. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 22/12/2024 às 16:40. Disponível na Internet em http://www.solinguainglesa.com.br/conteudo/Phrasalverbs2.php